Os transtornos ansiosos são vários, sendo que o mais comum é o Transtorno de Ansiedade Generalizada. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), mais conhecida apenas como Ansiedade, é uma condição mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizado por preocupações excessivas e constantes sobre vários aspectos da vida, como saúde, trabalho, financeiro, entre outros. Essas preocupações são persistentes e interferem significativamente na qualidade de vida da pessoa afetada.
Os sintomas do TAG incluem medo e ansiedade constantes, tensão muscular, dificuldade de concentração, insônia, bruxismo, irritabilidade, fadiga e dores de cabeça. Algumas pessoas também experimentam sintomas físicos, como sudorese, taquicardia e dificuldade em respirar. O transtorno pode ser grave o suficiente para interferir nas atividades diárias da pessoa, incluindo o trabalho, o estudo e as relações interpessoais.
As causas exatas do TAG ainda são desconhecidas, mas a pesquisa sugere que questões genéticas, ambientais e psicológicas contribuam para seu desenvolvimento. São exemplos de fatores de risco o estresse e histórico de traumas.
É muito comum que as pessoas demorem a procurar ajuda profissional para tratar a TAG por falta de conhecimento e também por preconceito com relação ao tratamento (terapia e ou consulta com o médico psiquiatra), favorecendo piora do quadro e mais prejuízo à qualidade de vida.
O tratamento do TAG consiste em terapia e mudança no estilo de vida associadas e até mesmo medicamentos para aliviar os sintomas. Nem todos vão precisar fazer uso de remédios e o médico é quem vai avaliar se há ou não essa necessidade, já que a TAG não vai se manifestar da mesma forma em todos os pacientes e estes, por sua vez, reagem de maneira diferente.
A Psicanálise é uma das abordagens recomendadas para o tratamento terapêutico do TAG, pois identifica e trabalha as causas de acordo com os conteúdos emocionais de cada indivíduo. A intenção é reconhecer sentimentos e pensamentos que causam ansiedade para que o paciente possa elaborar a respeito dos movimentos que julga serem possíveis para promover as alterações que considerar necessárias.
Além disso, é importante que haja mudanças no estilo de vida para aliviar os sintomas e favorecer o sucesso do tratamento do transtorno de ansiedade. São várias as possibilidades: praticar atividade física regularmente; reduzir estresse (equilibrando trabalho, descanso e lazer); inserir na rotina atividades que exigem concentração para treinar a mente a manter o foco; cuidar da higiene do sono (dormir mal aumenta o hormônio do estresse e, consequentemente, agrava quadros de ansiedade); meditação (ajuda a manter concentração na respiração e no momento presente); yoga; acupuntura; manter-se hidratado; adotar dieta saudável e evitar substâncias estimulantes (café, por exemplo).
O Transtorno de Ansiedade Generalizada é uma condição que causa grande interferência na qualidade de vida do indivíduo. Percebendo sintomas como os que foram mencionados nesse texto, procure ajuda profissional para lidar com o TAG e para encontrar a melhor forma de tratamento. As mudanças no estilo de vida também são extremamente importantes para amenizar e controlar os sintomas do transtorno de ansiedade.
Se você quiser dar inicio ao seu processo analítico, clique aqui e me mande uma mensagem.